Notícias

Os perigos da luz visível

Os perigos da luz visível

19/11/2021

A luz visível faz parte do espectro da luz solar, assim como a radiação ultravioleta.

É a luz que está presente durante o dia e que tem claridade, que somos capazes de enxergar. Além da sua emissão pelo nosso astro sol, ela também está presente na luz das lâmpadas artificiais, bem como equipamentos eletrônicos como televisão, celular, tablets e computadores.

Ao atingir o nosso organismo ela interage e influencia. Ela é fundamental para o ritmo circadiano, que regula o dormir e o acordar. Não está associada ao câncer de pele como a radiação ultravioleta, porém induz a produção de radicais livres, que se relacionam ao envelhecimento precoce da pele. Além disso, a exposição da pele à luz visível estimula a pigmentação da pele, o que pode induzir a manchas e gerar um grande impacto negativo do Melasma.

As barreiras físicas como roupas, chapéu, óculos escuros e cremes coloridos protegem contra esta radiação. É importante observar quando escolhemos o nosso filtro solar se ele tem proteção contra a luz visível além da proteção contra a radiação ultravioleta. Os filtros que bloqueiam a luz visível são os filtros opacos, isto é, não transparentes. Se você tem o hábito de usar filtros solares com cor, eles já protegem contra esta radiação. Os filtros físicos também protegem.

Se você busca orientação sobre a escolha correta do filtro solar para a sua pele, o dermatologista é o médico preparado para te orientar nesta escolha.

Fototerapia: Tudo o que é importante Saber

E-book: Fototerapia: Tudo o que é importante Saber

Baixar

Tratamentos de rugas e linhas de expressão

E-book: Tratamentos de rugas e linhas de expressão

Baixar