Notícias

Microagulhamento: Quando está indicado?

Microagulhamento: Quando está indicado?

03/11/2022

Microagulhamento é um procedimento feito através de microagulhas que fazem leves perfurações na pele. Estas perfurações geram um processo inflamatório cuja cicatrização resulta na produção de colágeno e consequente melhora da qualidade da pele. Estas agulhas podem ser aplicadas através de dispositivos conhecidos como “roller” ou dispositivos estáticos que funcionam como um carimbo.

Ele pode ser usado para tratar diversas situações como rugas, estrias e cicatrizes de acne. Melhora também poros dilatados, uniformiza a textura da pele, melhora a elasticidade e clareia manchas. É uma excelente alternativa para o tratamento do melasma. Também tem grande papel no tratamento da queda de cabelo: induz o crescimento dos fios até em pessoas com quadros de longa evolução.

Os canais que se formam após a sua aplicação são utilizados para “drug delivery”, que é a aplicação direta de medicamentos na pele. A ação do medicamento direto no foco traz mais eficácia aos tratamentos.

Muito interessante é que este procedimento pode ser realizado em diversos locais do corpo: face, pescoço, colo, mãos, braços, coxas, abdome, couro cabeludo, entre outros.

É um procedimento que dizemos ser técnico-dependente, isto é, os resultados costumam ser melhores em mãos experientes. Importante ressaltar que os equipamentos usados são descartáveis, em nenhuma hipótese o equipamento pode ser reutilizado, mesmo que no próprio paciente. Outro ponto importante destacar é que este é um procedimento invasivo, pois abre portas de entrada na pele, devendo ser realizado em clinicas com todos os cuidados de higiene que se toma para procedimentos desta natureza.

Gostamos muito de indicar o microagulhamento nos protocolos de tratamento que fazemos na Medicina da Pele.

Fototerapia: Tudo o que é importante Saber

E-book: Fototerapia: Tudo o que é importante Saber

Baixar

Tratamentos de rugas e linhas de expressão

E-book: Tratamentos de rugas e linhas de expressão

Baixar