Artigos
Rugas no rosto. E agora?
06/10/2016
TRATAMENTO DE RUGAS
TRATAMENTO DE RUGAS
É por volta dos 30 anos que as primeiras rugas começam a surgir no rosto. É nessa época que a preocupação com a aparência faz as pessoas recorrerem mais aos cosméticos existentes para impedir ou retardar os sinais do tempo. O problema é que alguns produtos podem fazer mais mal do que bem à pele. Por isso, antes de comprá-los e usá-los sem orientação, é recomendado ir ao dermatologista. O resultado é mais efetivo quando se faz o tratamento certo, da forma correta e com acompanhamento profissional.
O dermatologista é o profissional indicado para orientar o uso de produtos que, aplicados à pele, irão estimular a produção de colágeno e elastina. Quando apenas o uso de cremes não é suficiente, existem uma série de procedimentos que poderão ser indicados de acordo com a necessidade de cada caso.
Um dos procedimentos que normalmente traz ótimos resultados é o preenchimento facial com ácido hialurônico. Apesar de ser uma substância natural do organismo, é produzida em menor quantidade a partir dos 25 anos. Como é responsável por induzir a absorção de água pelas células da pele, o ácido hialurônico promove a sua hidratação e também faz com que o corpo o produza em maior volume. Este processo suaviza as rugas e devolve a jovialidade à pele.
Ação do preenchimento sobre as rugas no rosto
A substância usada no preenchimento facial é a forma sintética do ácido hialurônico, formulado exatamente como o já existente no organismo. A aplicação é feita por meio de injeções nas áreas do rosto em que é preciso recuperar o volume para suavizar as rugas.
O número de injeções necessárias depende da quantidade de rugas a serem tratadas. O resultado é o restabelecimento do volume e a diminuição das rugas, o que pode ser percebido imediatamente após a aplicação. O efeito obtido não é permanente, o ácido hialurônico é absorvido gradativamente pelo organismo, sendo necessário realizar novas aplicações. O fato de não ser permanente deve ser visto de forma positiva, pois com o passar do tempo a pele continua envelhecendo e as aplicações subsequentes podem acompanhar as novas necessidades que passam a surgir.
Vale lembrar também que o desenvolvimento da medicina é muito dinâmico e a presença na pele de produtos permanentes poderia, no futuro, impedir ou atrapalhar o uso de novas tecnologias ou novos produtos que possam vir a surgir. Isto, atualmente, já ocorre com produtos definitivos que foram utilizados no passado, desta forma, a tendência hoje é se optar por produtos temporários.
As injeções de ácido hialurônico podem ser repetidas sempre que for necessário. O procedimento é rápido, dura menos de uma hora e é realizado no próprio consultório do médico. Apesar de parecer um procedimento simples, é um procedimento invasivo que que pode ter consequências graves se não for realizado com a técnica correta. Portanto, é imprescindível que seja realizado por um médico especialista.
Logo após a aplicação, o paciente é liberado para retornar às atividades cotidianas. A área pode ficar levemente avermelhada e inchada, e exigir alguns cuidados, que são especificados pelo dermatologista, especialmente nos primeiros dias.
O uso do ácido hialurônico tem se firmado cada vez mais no arsenal terapêutico de quem busca suavizar as rugas. Existem diversas apresentações diferentes, cada uma mais indicada para cada tipo de ruga ou sulco. O dermatologista é o profissional habilitado a utilizar esta modalidade terapêutica, pois é o profissional que estuda e entende da pele.