Artigos

Como fazer remoção de tatuagem

Como fazer remoção de tatuagem

20/07/2017

A variedade de razões para fazer uma tatuagem pode ser tão grande quanto o número de motivos para querer apagá-la. Entre os métodos que a dermatologia dispõe para a remoção de tatuagem, o laser é o mais utilizado, por apresentar os melhores resultados e o menor risco de cicatriz.

Remover uma tatuagem pode ser mais difícil do que realizá-la. A tinta utilizada para a realização de uma tatuagem é depositada na derme (a segunda camada da pele), com a ajuda das agulhas. O laser, disparado contra a pele na intensidade correta, tem a função de “quebrar” o pigmento em partículas menores, tornando-o um alvo mais fácil para as células da própria pessoa remover. De forma resumida, é nosso próprio sistema imunológico quem tem o trabalho de apagar o desenho da pele. A aplicação do laser serve para facilitar e possibilitar que isso aconteça.

O tipo de laser mais indicado para a remoção de tatuagem é o chamado Q-Switched. Essa tecnologia permite disparos de grande quantidade de energia em pulsos extremamente rápidos. Este pulso deve ser rápido para evitar que a explosão do pigmento gere dano à pele, o que poderia resultar em cicatriz.

Existem outros lasers que podem ser usados para complementar a remoção da tatuagem, como o laser de CO2. Este laser além de contribuir para a remoção do pigmento, também melhora a qualidade da pele, prevenindo cicatrizes.

Fatores que determinam o sucesso da remoção de tatuagem

Em alguns casos, pode não ser possível remover completamente a tatuagem da pele. Os resultados do tratamento com laser dependem das cores usadas, da profundidade, quantidade e qualidade do pigmento utilizado. Quanto mais superficial for o traço, como os feitos por amadores, mais fácil será a remoção.

Apagar totalmente tatuagens coloridas feitas por profissionais dão um pouco mais de trabalho, especialmente nas cores como o  verde e azul claros, o laranja e o amarelo. As tatuagens na cor preta podem ser 100% removidas. Isso acontece porque o laser tem maior afinidade pelos pigmentos escuros (por isso, a cor acaba sendo o fator que mais influencia nos resultados).

Já a região do corpo onde foi feita a tatuagem faz pouca diferença no processo de remoção. As áreas expostas à luz como braços, mãos, pernas e pés podem ficar mais claras após a remoção.

Mais informações sobre o tratamento com laser

Podem ser necessárias algumas sessões de laser para realizar a remoção de uma tatuagem. O intervalo mínimo entre elas é de um mês, dependendo da capacidade de cicatrização de cada pessoa. A duração de uma sessão depende da extensão da tatuagem a ser removida.

O desconforto gerado pelo procedimento pode ser amenizado com cremes ou adesivos anestésicos antes do laser ou o uso de aparelhos que produzem ar gelado. A remoção de tatuagem pode ser feita em qualquer tipo de pele, e o risco de alterações na coloração da pele é menor nas pessoas de pele clara.

O principal cuidado em relação à remoção de tatuagem com laser é não se expor ao sol durante o tratamento. Na primeira semana, pode ser recomendado o uso de curativos, caso a pele esteja machucada.

Doenças cutâneas crônicas como psoríase, vitiligo, doenças autoimunes e histórico de queloide são algumas das contraindicações ao procedimento.

Na consulta inicial se faz a avaliação da tatuagem e se explica qual deve ser o resultado esperado para cada caso específico. Apenas o dermatologista qualificado e experiente pode determinar qual é a melhor alternativa para cada caso.

Fototerapia: Tudo o que é importante Saber

E-book: Fototerapia: Tudo o que é importante Saber

Baixar

Tratamentos de rugas e linhas de expressão

E-book: Tratamentos de rugas e linhas de expressão

Baixar