Pele impecável até o verão
Entre os tratamentos mais procurados nesta época do ano estão os a laser, que geralmente promovem resultados mais rápidos que o uso de cremes.
Com a aproximação do verão, muitas pessoas, especialmente as mulheres, estão invadindo os consultórios médicos em busca de tratamentos que melhorem o aspecto da pele do rosto. Manchas, rugas e alergias são as principais queixas dos pacientes que encontram na tecnologia, cada vez mais avançada, soluções menos dolorosas e mais eficientes.
Entre as novidades na área está o aparelho de videodermatoscopia, que possibilita um diagnóstico médico mais preciso. “A associação do ledo tratamento de lesões pré-cancerosas, bem como o uso dos lasers para o tratamento de manchas e depilação, vieram para ocupar uma posição definitiva na dermatologia”, avalia o dermatologista Claudio Nogueira. Segundo ele, produtos, equipamentos e técnicas são constantemente revisados e atualizados na dermatologia contemporânea. “Em geral são desenvolvidos fórmulas e protocolos mais seguros e eficientes ou que prolongam a duração e otimizam os resultados de cada procedimento”, complementa.
A cosmiatra Tatiana Biasi destaca os equipamentos para o tratamento da flacidez facial e corporal, que evoluíram bastante em pouco tempo. “Existem pessoas que tendem a responder bem a estes tratamentos. Algumas medicações aplicadas na pele e também ingeridas podem ser associadas para otimizar os resultados destes procedimentos”, explica.
Os mais procurados
De acordo com Nogueira, os serviços mais procurados nesta época são os procedimentos a laser, tanto para depilação quanto para o tratamento de manchas. “Peelings mais agressivos e que exigem mais cuidado com a exposição também são muito procurados, já que é necessário período adequado para tais procedimentos”, avalia.
Tatiana explica que os tratamentos à base de luzes – como a luz intensa pulsada e o laser – funcionam melhor e são feitos com maior segurança se a pele estiver clara, o que torna o inverno propício para estes tratamentos. Os peelings químicos são procedimentos clássicos que também têm o seu lugar mantido entre os tratamentos preferidos no inverno. A aplicação de toxina botulínica e de preenchedores, apesar de ocorrer mais nesta época do ano, é constante, pois não há influência da exposição solar.
Avaliação antes do tratamento
Uma avaliação prévia realizada pelo dermatologista define o tratamento ideal para cada queixa do paciente. “É essencial antes de iniciar um procedimento. Ele pode ter alguma contraindicação ou usar medicações que possam influenciar no tratamento proposto, entre vários outros aspectos”, explica Tatiana. “Alguns procedimentos exigem o preparo da pele para prevenir pigmentação e surgimento de manchas”, completa.
Nogueira afirma que cuidar da pele deve ser um hábito de higiene e saúde como qualquer outro. “Sempre há tempo para melhorar os próprios hábitos. Especificamente na pele exige atenção e disciplina, como qualquer outra”, conclui.
Inclua na sua rotina
- Use protetor solar todos os dias, inclusive nos nublados, quando a incidência dos raios solares continua a existir;
- Faça a limpeza da pele diariamente, principalmente se faz uso de maquiagem;
- Use hidratantes faciais apropriados;
- Pesquise o quanto antes as especializações e as técnicas do seu dermatologista;
- Visite o dermatologista periodicamente ou sempre que observar manchas na pele.
Matéria com Tatiana Basso Biasi, Médica dermatologista, publicada no jornal Imagem da Ilha (Segunda quinzena de agosto de 2012).

Publicado em 16 agosto de 2012