Notícias

Vacina COVID-19 e preenchedores

Vacina COVID-19 e preenchedores

25/06/2021

Recentemente foi publicado na literatura relato de dois pacientes que tomaram a vacina para prevenção da Covid-19 e desenvolveram inchaço na área onde haviam colocado preenchedor.

Sabemos que todas as vacinas têm risco de desenvolver alguns possíveis efeitos colaterais. Este risco é variável de uma pessoa para outra, depende de fatores individuais de cada um. Sempre que se disponibiliza uma vacina para a população, já foram feitos estudos que avaliaram os riscos associados à vacina e apontaram que eles são muito menores se comparados ao benefício que a vacina trará. Esta avaliação continua sendo feita após a aprovação da vacina, e diante da ocorrência de efeitos colaterais depois da vacina estar sendo utilizada na população, as orientações podem ser revistas. É o que aconteceu recentemente com a vacina da Laboratório AstraZeneca contra a COVID-19, em que foi suspenso seu uso de gestantes.

Quando falamos em relação ao uso de preenchedores e a vacina da COVID-19, esta reação é muito rara e sem maiores consequências. Desta forma, não há motivo para temer a vacinação nas pessoas que já fizeram preenchimento anteriormente.

A Sociedade Brasileira Dermatologia (SBD) publicou uma nota de esclarecimento sobre a vacinação para COVID-19 em pessoas que realizam procedimentos estéticos. Para ler a matéria inteira acesse: https://bityli.com/2ZRmd

Fototerapia: Tudo o que é importante Saber

E-book: Fototerapia: Tudo o que é importante Saber

Baixar

Tratamentos de rugas e linhas de expressão

E-book: Tratamentos de rugas e linhas de expressão

Baixar