Notícias

Nova vacina eficaz para a prevenção do herpes zoster

Nova vacina eficaz para a prevenção do herpes zoster

15/08/2022

Recentemente foi aprovada no Brasil uma nova vacina para a prevenção do herpes zoster, cujo nome comercial é Shingrix. Já tínhamos uma vacina disponível no Brasil, porém com menor eficácia.

O herpes zoster também é conhecido como “”cobreiro”” e ocorre principalmente em idosos e pessoas imunossuprimidas. É causado pela reativação do vírus que causa a catapora. A pessoa que tem catapora permanece com o vírus quietinho no organismo, e pode sofrer reativação a qualquer momento. Se caracteriza por pequenas bolhas agrupadas que seguem o trajeto de um nervo, e que com frequência são acompanhadas por dor importante. A dor pode permanecer após a cicatrização das lesões, sendo conhecida como neuralgia pós-herpética.

A nova vacina é bastante eficaz na prevenção do herpes zoster, tem eficácia de 97% nas pessoas acima de 50 anos e 91% nas pessoas acima de 70 anos. Está aprovada para todas as pessoas acima de 50 anos e nos imunossuprimidos a partir dos 18 anos de idade. São indicadas 2 doses. Ela é produzida de forma recombinante a partir da proteína do vírus não vivo. Atualmente só está disponível na rede privada.

Fototerapia: Tudo o que é importante Saber

E-book: Fototerapia: Tudo o que é importante Saber

Baixar

Tratamentos de rugas e linhas de expressão

E-book: Tratamentos de rugas e linhas de expressão

Baixar