Notícias
Leucodermia em confete ou “sardas brancas de Sol”
25/11/2021
As leucodermias em confete, que também são conhecidas como “”sardas brancas de sol””, são manchas brancas pequenas que aparecem nos braços e nas pernas.
A sua quantidade aumenta com o passar do tempo. No verão, com o bronzeamento da pele, elas ficam mais destacadas por não bronzearem.
Elas surgem de decorrência da exposição acumulada ao sol. Surgem em maior quantidade nos braços e nas pernas pois estas regiões são muito mais expostas à luz solar do que o tronco, por exemplo, ao longo da vida. Existe também uma forte associação com predisposição familiar.
O tratamento destas lesões é um grande desafio. Sabemos que o trauma à pele é um fator que pode levar ao escurecimento dela. Desta forma, os tratamentos destas lesões seguem este lógica, se provoca um pequeno trauma e se aplica medicamentos com a intenção de escurecer a pele no local. O procedimento é indolor.
Temos tido resultados satisfatórios no tratamento destas lesões. Ao contrário da maioria dos tratamentos dermatológicos, a época ideal para se fazer este tratamento é o verão, pois o mesmo sol que causa estas lesões pode ajudar na resolução delas.
Teremos grande prazer em esclarecer suas dúvidas sobre as sardas brancas de sol.