Notícias

Hipomelanose Macular Idiopática

Hipomelanose Macular Idiopática

05/01/2021

Para iniciar a nossa série sobre as doenças tratadas pela fototerapia, vamos falar sobre “Hipomelanose Macular Idiopática (HMI)”.

Escolhemos iniciar por esta doença, apesar de não estar entre as mais frequentemente tratadas pela fototerapia, por ser uma condição pouco conhecida, com poucas opções terapêuticas eficazes e que costuma piorar significativamente no verão após a exposição ao sol.

A HMI é uma doença crônica que provoca a alteração de pigmentação da pele, e que não causa sintomas além do surgimento de manchas claras na pele. Geralmente atinge a pele do dorso e do abdome. Costuma provocar grande incômodo estético.

Atinge principalmente mulheres jovens de pele mais morena, muitas vezes portadoras de pele oleosa e acneica. A sua verdadeira causa ainda é desconhecida.

Apesar de não se falar em cura para esta condição, existem algumas formas de tratamento que podem ser utilizadas com resultados satisfatórios. Uma das opções de tratamento eficaz é a utilização de fototerapia, que utiliza a luz do tipo UVB de banda estreita. As sessões devem ser realizadas pelo menos 2x/semana. Na maioria dos casos tratados ocorre a homogeneização da cor da pele, resultado que tende a permanecer. Após a suspensão do tratamento, o paciente deve usar produtos que são aplicados diretamente na pele com o objetivo de manter o beneficio obtido.

Se você possui manchas semelhantes a estas, entre em contato com a nossa equipe e agende a sua consulta para avaliar se a fototerapia pode ser uma opção para o seu tratamento.📲⠀

Fototerapia: Tudo o que é importante Saber

E-book: Fototerapia: Tudo o que é importante Saber

Baixar

Tratamentos de rugas e linhas de expressão

E-book: Tratamentos de rugas e linhas de expressão

Baixar