Artigos

Tratamento da psoríase com fototerapia
20/05/2017
A psoríase é uma doença de pele crônica e não contagiosa. Estima-se que ocorra em até 3% da população. Afeta a pele e as articulações. Existem diferentes formas de manifestação, sendo a mais comum na pele as manchas vermelhas com escamas brancas.
As causas da psoríase ainda não são conhecidas, mas é possível que estejam relacionadas ao sistema imunológico, às interações com o meio externo e à genética.
Entre os fatores do ambiente que podem ser implicados no desencadeamento da psoríase, é importante destacar o papel do trauma à pele, infecções, uso de alguns medicamentos, tabagismo, abuso de álcool e o stress.
Por que o tratamento da psoríase com fototerapia é eficaz
A psoríase não tem cura mas, apesar disso, pode ser tratada e ter seus efeitos controlados. O objetivo do tratamento é amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Entre os tratamentos não medicamentosos, destaca-se a exposição diária ao sol, alimentação balanceada, prática de atividade física, cessar tabagismo e acompanhamento psicológico.
O profissional apto para tratar psoríase é o dermatologista. O tratamento pode ser feito através do uso de produtos aplicados diretamente na pele. Quando este tratamento torna-se difícil, como no caso de lesões em grandes áreas do corpo ou quando este tratamento perde a eficácia, pode-se optar pelos tratamentos sistêmicos. Dentre as opções disponíveis neste caso, a primeira indicação é a fototerapia.
A fototerapia utiliza raios ultravioleta para estimular ou inibir algumas atividades celulares. Tem ação antiproliferativa (impede a reprodução celular nos casos em que isso é benéfico para o organismo), anti-inflamatória e imunossupressora (reduz a atividade e a eficiência do sistema imunológico). Essa combinação torna a técnica bastante eficaz no tratamento de todos os tipos de psoríase.
O recurso pode ser usado como único tratamento ou associado a outros, o que é importante porque permite uma evolução mais rápida ou, às vezes, a diminuição da dose de medicamentos (reduzindo os efeitos colaterais de outros tratamentos).
Como é feito o tratamento da psoríase com fototerapia
O tratamento da psoríase com fototerapia se resume, basicamente, a permanecer com a área a ser tratada exposta a uma luz especial, emitida por um equipamento próprio e sob a supervisão constante de um dermatologista.
A doença, geralmente, é tratada com a fototerapia do tipo UVA + psoraleno (substância fotossensibilizante), chamada de PUVA. No entanto, a terapêutica também pode ser feita com fototerapia do tipo UVB de banda larga ou estreita, que apresenta efeitos colaterais menores e, por isso, é recomendada para gestantes e crianças.
A radiação UVA atinge a epiderme e a derme (as duas primeiras camadas da pele), enquanto os raios UVB alcançam somente a epiderme (a camada mais superficial).
Os equipamentos atualmente disponíveis são apropriados para todos os tipos de situação. Existem cabines para exposição do corpo inteiro e aparelhos para irradiação localizada (mãos, pés, couro cabeludo, entre outros).
O tratamento da psoríase com fototerapia é seguro desde que realizado sob a supervisão do médico dermatologista.