Artigos

Toxina botulínica ou preenchimento: como escolher?

Toxina botulínica ou preenchimento: como escolher?

27/03/2017

Com tantas opções de procedimentos que suavizam rugas, linhas de expressão e marcas do tempo, é fácil confundir-se entre suas variadas indicações e não ser capaz de escolher qual deles realizar. É papel do dermatologista avaliar a saúde e a pele de cada paciente, ouvir suas queixas e objetivos e recomendar o procedimento mais adequado para cada caso. Entretanto, informar-se sobre as possibilidades de tratamento pode ajudar a chegar à primeira consulta mais preparada e informada.

Tomamos como exemplo dois procedimentos que são, possivelmente, os tratamentos minimamente invasivos para a face mais utilizados atualmente: aplicação de toxina botulínica ou preenchimento facial? Como escolher? Cada um deles tem uma indicação específica e trata problemas diferentes (e podem ser feitos, inclusive, em conjunto, para potencializar os resultados).

Toxina botulínica ou preenchimento facial?

Toxina botulínica ou preenchimento? Para decidir, é preciso entender a diferença essencial que existe entre os dois procedimentos. O primeiro relaxa a musculatura e evita a contração dos músculos causadores de rugas. Já o segundo aumenta o volume de algumas regiões do rosto e remodela formas e contornos.

Aplicação de toxina botulínica

A injeção de toxina botulínica melhora linhas de expressão e rugas profundas entre as sobrancelhas, perto do nariz, na testa e nos cantos dos olhos. Em quantidades muito pequenas, a toxina bloqueia o impulso nervoso que orienta o movimento de músculos faciais específicos, causando o relaxamento da área e suavizando as rugas dinâmicas (causadas pela contração muscular). Outra indicação da substância é para o reposicionamento das sobrancelhas.

O procedimento é, geralmente, bem tolerado e rápido de ser feito. Os efeitos da aplicação só começam a ser notados após três dias, estabelecendo-se gradativamente. O resultado final pode ser percebido cerca de 15 dias depois da realização.

A ação da toxina botulínica no organismo desaparece gradualmente e a contração muscular retorna após algum tempo. Aplicações da substância em intervalos regulares fazem com que os músculos enfraqueçam e os efeitos durem mais tempo (prevenindo a formação de novas rugas).

Preenchimento facial

Como algumas regiões do rosto não podem ser tratadas com toxina botulínica porque a contração muscular é necessária, o preenchimento facial se torna uma possibilidade. Consiste na aplicação de substâncias orgânicas ou inorgânicas na pele com o objetivo de preencher rugas, corrigir sulcos e aumentar o volume de algumas áreas do rosto, como o contorno maxilar e os lábios. É muito usado no sulco nasolabial (popularmente chamado de bigode chinês) e, também, para reparar imperfeições, como cicatrizes.

A substância mais usada como preenchedor, atualmente, é o ácido hialurônico, na forma de um gel consistente. Ela é produzida pelo corpo humano (é um componente natural da derme) e possui importante papel na manutenção dos contornos e na hidratação da pele. Por isso, a ocorrência de alergia e rejeição ao procedimento é muito rara.

O preenchimento repõe a substância natural que deixa de ser produzida na mesma quantidade pelo organismo com o passar dos anos. É realizado através de agulhas ou microcânulas (agulhas sem ponta que evitam a formação de hematomas), que podem ser inseridas de forma superficial ou profunda. Assim como a aplicação de toxina botulínica, é muito rápido de ser feito e a recuperação é imediata. Os resultados podem ser vistos imediatamente após a sua realização. Os efeitos colaterais são mínimos: a área pode ficar levemente avermelhada e inchada e, ocasionalmente, podem surgir hematomas no local.

Os resultados do preenchimento com ácido hialurônico duram, em média, 12 meses, período em que a substância é completamente absorvida pelo organismo. Novas aplicações podem ser feitas depois desse intervalo de tempo.

Fototerapia: Tudo o que é importante Saber

E-book: Fototerapia: Tudo o que é importante Saber

Baixar

Tratamentos de rugas e linhas de expressão

E-book: Tratamentos de rugas e linhas de expressão

Baixar