
Com uma rotina de cuidados é possível prevenir muitos problemas de pele que tendem a surgir na gestação. Existem diversos produtos que são seguros na gestação, assim como outros que devem ser evitados neste período. Recomendamos sempre uma avaliação de rotina da pele neste período para planejamento dos cuidados a serem tomados nesta fase.
Muitas alterações (oleosidade, vasos, hiperpigmentação) tendem a regredir após o parto. Melasma e estrias requerem tratamento adicional que muitas vezes já pode ser iniciado durante a lactação.
Em geral nesta época costumamos evitar procedimentos que não sejam essenciais. A prioridade é sempre o novo ser que está se desenvolvendo.
Após o parto, muitas mulheres têm vontade de retomar os cuidados com a pele e realizar procedimentos estéticos. Durante a amamentação, alguns procedimentos podem ser feitos com segurança, enquanto outros devem ser adiados. O ideal é sempre conversar com o dermatologista, que vai avaliar o tipo de procedimento desejado, o estado de saúde e se há alguma contraindicação. Assim, é possível cuidar da pele com segurança e tranquilidade nesse período especial.